Café com leite e formiga. Lembro de ficar revoltada no exame de vista aos 9 anos quando fui trocar de colégio como exame obrigatório e descobri que tinha miopia. Minha mãe sempre dizia que formiga faz bem aos olhos então fiquei me perguntando, todas aquelas formigas não foram suficientes?

A gente acredita e questiona. A beleza da inocência de uma criança que não se contenta com qualquer resposta trago em mim até hoje junto com a minha miopia.

Minha professora de português tinha cheiro de baunilha. Expliquei pro meu diário que eu me enganei sobre a reputação da professora de…


Faz exatamente um mês que me mudei. Já pensei em voltar pelo menos umas dez vezes.

Sinto falta do barulho da máquina de cortar grama do condomínio e do secador de cabelo da minha mãe que me deixava irritada todos os dias. Sinto falta até de acordar cedo aos finais de semana, porque sabia que encontraria meu pai na sala pronto para fazer um delicioso pão com ovo e o café já estaria pronto.

Na véspera da viagem vivi uma ansiedade aguda que alternava entre querer acordar no dia seguinte e me dar conta que era o dia de ir…


As pessoas insistem no ideal de ser forte como se isso nos tornasse automaticamente seres evoluídos, bem sucedidos, independentes e maduros. Acontece que somos muito mais do que aparentemente mostramos ao mundo (e as aparências enganam). Vi recentemente um meme que diz “fingir que tá tudo bem é um talento” e confesso que ri, porque essa é uma triste verdade. As pessoas mais mesquinhas e imaturas que conheci são as que mais repetem gratidão aos quatro ventos.

Não confunda ser assertivo com ser grosseiro, ser exigente com ser estúpido, ser honesto com ser trouxa, ser intenso com atropelar os outros…


No ano passado um dia de manhã saindo do BRT percebi que um senhor aguardava pra atravessar o sinal sem guarda-chuva. Eu estava me recuperando de uma amigdalite braba e logo pensei que pegar aquela chuva não seria bom pra nenhum dos dois. Tinham muitos ali ao nosso redor, pelo menos uma meia dúzia com um guarda-chuva maior do que o meu, mas ninguém sequer parecia se preocupar. Cheguei perto do senhor ainda com meus fones, pausei a música e me aconcheguei perto pra tentar protegê-lo. Tirei um dos fones discretamente sem dizer nada. Ele perguntou para onde eu estava…


Há alguns anos eu achava um absurdo ser amiga de ex. E quando escutava relatos de relacionamentos que acabaram e a amizade continuava eu pensava comigo mesma que no fundo eles estavam tentando manter o clima para voltar um dia. E aí a vida me deu uma rasteira e de brinde ganhei um ex melhor do que poderia imaginar. É claro que quando ele virou meu ex eu não queria ver ele nem pintado de ouro e nem passou pela minha cabeça manter uma amizade. Mas depois que chorei tudo que podia chorar, esgotei por dias a fonte de lágrimas…


Gostaria de começar esclarecendo que não ganhei nenhum troféu profissional, apenas o status do LinkedIn e o título não tem nenhum intuito de me destacar, apenas de ser engraçado. Eu trabalho na área de Recursos Humanos e me recordo vagamente de olhar currículos de profissionais com mais de dez anos de experiência e pensar “Caramba, quanta experiência! Esse fulano deve ser sensacional com tantos anos de trabalho, quero ser assim quando crescer”. E cá estou eu, com mais de dez anos de experiência e nem percebi o tempo passar (e nem me acho sensacional). …


Há quinze anos eu me apaixonei por uma menina. Por quase cinco anos de idas e vindas ela foi meu carma, eu era completamente apaixonada por ela. Talvez esse sentimento permaneça pra sempre como as primeiras coisas na nossa vida, mas só depois de todos esses anos eu consegui entender que por mais que eu a escolhesse, ela nunca escolheu a mim. Ela até se permitia por um tempo ser vulnerável, mas seguia por um caminho diferente em outra relação ou sozinha, e eu fazia o mesmo. Só que durante cinco anos quando eu estava quase longe o bastante eu…


Eu não disse “Sim”, eu disse “Tá de sacanagem?”. E foi assim que respondi ao pedido de casamento. Depois de mais de cinco minutos durante o jantar tentando me surpreender e levando bronca por estar mastigando rápido demais ele desistiu do plano inicial que era fazer com que eu abrisse a caixa do quebra cabeça que estávamos montando e simplesmente catou a caixa do anel e se ajoelhou na sala. Estaria mentindo se dissesse que eu não esperava por isso, porque ele havia me enviado uma mensagem seis semanas antes avisando que me pediria em casamento. …


Se algum dia inventarem uma graduação para as pessoas se formarem na arte de viver a vida aposto que no ciclo básico teriam as disciplinas “descubra quem são seus verdadeiros amigos” e “aprenda a lidar com sua família”. Durante o curso eu recomendaria a grade obrigatória “desmistificando a declaração de imposto de renda”; “como curar uma ressaca”; “terminei um relacionamento, e aí?”; “o que são boletos e como eles vão se transformar no seu pior pesadelo”; “gentileza gera gentileza”; “autoconhecimento” e “reciclagem”.

Não saberia dizer quantos semestres seriam necessários para concluir essa graduação, mas sugiro que você aproveite também as…


Criei boa parte das minhas lembranças com base em fotografias e em histórias que me contaram. Tento não pensar muito sobre isso, porque sei que esse fato entristece muitos meus pais. Minha irmã lembra até do que vestia no dia em que foi pra praia pela primeira vez, eu sequer lembro onde morava e quem eram os meus amigos na infância. Hoje escrevo não só pelo resgate do prazer que descobri com meu primeiro diário, mas como uma estratégia de sobrevivência dos momentos especiais que vivi.

Mexendo nas gavetas em uma das crises de organização encontrei faz alguns anos o…

(eu)genia

carioca, casada com um gaúcho e mora na cracóvia. mãe de viralata com guarda compartilhada com ex. irmã mais velha, vegetariana, apaixonada por nerdice.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store